QUE MARIA MÃE DO AMOR CUBRA COM SEU MANTO OS NOSSOS CORAÇÕES. AMÉM!!!

domingo, 14 de março de 2010

MEDITAÇÃO DA PALAVRA




A igreja celebra hoje o 4º Domingo da Quaresma, neste tempo em que voltamos nosso olhares para o fundo do nossos corações, percebemos que o amor do Pai é incondicional e misericordioso. Sabemos por experiência que o Pai acolhe seus filhos e filhas na medida em que cada um vem ao seu encontro com o coração aberto, para que a redenção aconteça.
No entanto, a liturigia deste dia revela-nos exatamente este Pai misericordioso e disposto a acolher. O evangelho deste dia é a expressão de que a cada dia somos socorridos pelo o amor misericordioso de Deus. Pois assim como aquele filho mais jovem estamos constantemente indo para longe do pai e assim vivendo de qualquer forma, buscando ilusórias felicidades, nos alimentando de um alimento que não nos sacia a fome.
O interessante é que podemos identificar no discurso do evangelista que a nossa essência é Deus e que quando nos afastamos dEle o nosso coração anseia em voltar, mas pra isto é preciso vencer o sentimento de vergonha que se instala em nós devido os pecados cometidos, percebemos isto quando o filho afirma querer voltar apenas para ser um empregado do pai por que não se sente mais digno do titulo de filho.
Por ora, acontece diferente pois quando o filho se decide voltar a tempos o pai já o esperava. E aos primeiros vestigios de sua chegada o pai já o percebe, pois ele o via de longe, uma vez que mais que a vontade do filho de voltar era a do pai em poder acolher-lo. E de tal forma é a espera de Deus por nós, anciosamente Ele anseia a nossa chegada, nos espera com amor, com misericórdia e com o carinho que é próprio de um pai que ama e quer ter perto o seu filho.
Eis então motivos para festejar, para se alegrar por que o que estava perdido é encontrado, o filho volta a casa paterna e concerteza o coração de Deus faz festa quando reconhecemos a nossa miséria, o nosso nada e resolvemos voltar. Sim, o Senhor nos dará vestes novas, nos alimentará, nos acolherá com jubilos.
Existe porém a imagem do filho mais velho que aparentemente justo só espera receber do pai os elogios ou partes da mesma herança. Este está com o coração minado de rancor e de indisposição para o perdão, não sabe se alegrar com o pai e assim também somos muitos de nós, com o coração fechado, endurecido, movido pela a inveja, pelo o ciúmes.
E que assim diante desta meditação possamos refletir qual o lugar temos ocupado, se do filho mais jovem que gastou tudo, do filho mais velho que se nega ao perdão ou o do pai que acolhe com misericórdia não lembrando assim os pecados de outrora.
Ensinai-nos Senhor a trazer no peito um coração semelhante ao teu, capaz de perdoar e amar sem impor condição alguma.
Jesus manso e humilde de coração. Fazei o nosso coração semelhante ao vosso!
(Lc 15,1-3. 11-32)

Kelly Rodrigues
Comunidade Missão Resgate

Nenhum comentário:

Postar um comentário